Lã de rocha: um material com múltiplas qualidades

MATERIAL

Lã de rocha: um material disponível e reciclável

Os nossos tetos são fabricados a partir do basalto, uma matéria-prima que pode ser encontrada em abundância na natureza. A lã de rocha que utilizamos é totalmente reciclável e a maior parte dos resíduos gerados no processo de fabrico são reciclados.

Quando utilizada como material de isolamento, a lã de rocha pode economizar em mais de 100 vezes a energia utilizada durante o seu processo de fabrico.

Para além disso, reduz as emissões de gases com efeito de estufa nos edifícios onde são instalados.
 

Saudável

A lã de rocha da Saint-Gobain Eurocoustic é constituída por fibras não classificadas e é certificada pelo EUCEB (Conselho Europeu de Certificação de Produtos de Lã Mineral - www.euceb.org). Os produtos são fabricados com fibras em conformidade com a marca Q da Diretiva Europeia 97/69 /CE e com o Regulamento 1272/2008.
 

O EUCEB garante que os testes de exoneração foram realizados de acordo com os protocolos europeus, que os fabricantes implementaram procedimentos de controlo durante os seus processos de produção e que terceiros verificam e aprovam os resultados.
 

Material isolante

Um bom isolamento térmico ajuda a manter uma temperatura constante no interior dos edifícios, independentemente da temperatura exterior.

Um bom isolamento térmico é necessário, uma vez que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos ocupantes dos edifícios e reduz o consumo de energia, preservando assim o meio ambiente. A lã de rocha é intrinsecamente um material isolante térmico, com um valor de condutividade térmica entre 0,033 e 0,040 Watts por metro-Kelvin (W / m.K). A lã de rocha é utilizada em edifícios com o maior desempenho térmico.

Os paineis Acoustished®, Acoustished® CV e Tonga® Therm estão certificados pela ACERMI (Organização Francesa de Certificação de Materiais de Isolamento).
O desempenho térmico dos nossos produtos cumpre com os requisitos da regulamentação térmica francesa (RT 2012), garantindo assim, que os nossos clientes tenham direito a deduções fiscais sobre os seus gastos com isolamento térmico.

Para mais informações, consulte as fichas técnicas dos nossos produtos. Os certificados ACERMI encontram-se disponíveis em www.acermi.com/isolants-certifies/.
 

Acústico

As estruturas em lã de rocha ajudam a reduzir o ruído, especialmente o ruído aéreo.
 

Estabilidade em ambientes húmidos

A lã de rocha produzida pela Eurocoustic é naturalmente não hidrófila, o que significa que é resistente à água e à humidade. Os nossos produtos não absorvem água e permanecem perfeitamente planos e estáveis em ambientes húmidos.
 

Segurança contra incêndios

A lã de rocha da Eurocoustic oferece um dos mais altos níveis de desempenho ao nível de proteção passiva contra incêndios: ela não alimenta o fogo nem propaga as chamas. As suas propriedades tornam-no num material incombustível com a capacidade de resistir a temperaturas superiores a 1.000 ° C sem gerar fumos tóxicos. A lã de rocha é particularmente utilizada em edifícios, tendo em vista a melhoria do desempenho da proteção contra incêndios.

 

PROCESSO DE FABRICO DA LÃ DE ROCHA

A lã de rocha é fabricada a partir de rocha basáltica. Contém matérias-primas naturais, como o basalto, o carvão e outras matérias-primas recicladas.
A lã de rocha é fabricada utilizando um processo altamente sofisticado divido em seis etapas:

1. Preparação
As matérias-primas são introduzidas num forno elétrico.

2. Fusão
As matérias-primas são fundidas num forno elétrico a uma temperatura superior a 1.500° C.

3. Fibragem
As fibras são extraídas ao projetar a mistura numa série de rotores (partes rotativas de uma máquina) em alta velocidade. Posteriormente é adicionado um aglutinante às fibras.

4. Encrespar
Um pêndulo ajusta a densidade da lã de rocha, sobrepondo várias camadas. Uma série de rolos comprimem a manta da lã de rocha de modo a alcançar a espessura pretendida.

5. Polimerização
Posteriormente, o forno sopra ar quente de modo a polimerizar a lã de rocha, conferindo à manta a consistência e espessura final.

6. Corte
A manta é cortada nas dimensões pretendidas.

 

Para ir mais longe

 
 
 

NOVO!

Invente os seus próprios tetos com as nossas novas cores

Gama de 40 cores

6 novas opções gráficas

Serviço de cores personalizadas

Imprima o seu próprio desenho

DESCOBRIR