Vantagens e desempenho

Os níveis de desempenho dos nossos produtos foram avaliados de acordo com métodos de ensaio específicos indicados nas fichas técnicas de cada produto. As normas locais podem ser diferentes, pelo que devem ser verificadas antes da instalação.

ACÚSTICA

SOM

A acústica é a ciência do som, incluindo a sua emissão, propagação e receção. Por extensão, a acústica também se refere a todas as técnicas destinadas a melhorar a qualidade da difusão do som em todos os espaços. O som é uma vibração que é caracterizada pela sua frequência (baixa ou alta) e pelo nível de pressão (forte ou fraco).

FREQUÊNCIA

A frequência é expressa em hertz (Hz) e indica o número de vibrações por segundo. Pode ser utilizada para distinguir sons graves, médios e agudos. O ouvido humano é capaz de detetar sons em frequências compreendidas entre os 20 e 20.000 Hz.

NÍVEL DE PRESSÃO SONORA (DB DECIBEL)

O decibel é uma medida logarítmica do nível de pressão sonora.


TEMPO DE REVERBERAÇÃO

O tempo de reverberação é um critério físico que define a qualidade acústica de um espaço. Refere-se ao tempo que é necessário, para que um som baixe 60 dB relativamente ao seu valor inicial. Quanto maior for o tempo de reverberação, mais problemático é o eco e mais ruidoso é o local.
É influenciado por vários fatores, incluindo a dimensão e a forma do espaço, a quantidade, a qualidade e a dimensão dos materiais de absorção acústica utilizados.

Por exemplo, os tetos falsos da gama Tonga® proporcionam uma excelente absorção acústica e ajudam a reduzir significativamente o tempo de reverberação, conforme ilustrado no gráfico ao lado.
Exemplo: cálculo do tempo de reverberação antes e depois da instalação do tecto Tonga® A numa sala de 270 m³.
 

ABSORÇÃO ACÚSTICA

Melhora o conforto com a correção acústica

A correção acústica foi concebida para garantir que a qualidade acústica de um espaço é adequada para a finalidade pretendida.

Pode ser utilizada para melhorar a qualidade do som num determinado espaço (por exemplo, uma sala de aula ou uma sala de conferências), para um maior conforto acústico ou para reduzir o nível de pressão sonora de um espaço ruidoso, de modo a torná-lo mais tolerável.
Dependendo da finalidade a que se destinam, nem todas os espaços têm os mesmos requisitos de correção acústica.

Quer seja numa sala de espetáculos, sala de aulas, escritório em “open-space”, escritório individual, quarto de hotel ou quarto de hospital, o conforto acústico ideal para os seus ocupantes dependerá dos requisitos necessários: melhorar a capacidade de audição, reduzir o nível de pressão sonora de um espaço ruidoso, isolamento acústico de um quarto para outro...
 

O princípio da absorção acústica

A gama de tetos Eurocoustic absorve o som, o que ajuda a reduzir a ressonância, a controlar a qualidade do som do local e a melhorar o conforto acústico dos ocupantes.

 

Elevado coeficiente de absorção

A capacidade de um material absorber o som é determinada utilizando o coeficiente de absorção de Sabine (α) por frequência, numa escala compreendida entre 0 e 1 (absorção máxima).
Quanto maior é o coeficiente de absorção de um material (próximo de 1), maior é a sua contribuição para o conforto acústico do espaço.

Critério de conforto acústico Nível de absorção acústica

αw

Classe
Máximo conforto acústico, redução da pressão sonora, reverberação ótima, qualidade de escuta Máxima absorção 1 A
 
Conforto acústico efetivo, controlo da reverberação, inteligibilidade da palavra Absorção reforçada 0.9 Até 0.95
Conforto acústico adaptado, reverberação limitada Alta absorção 0.8 Até 0.85 B

Aos materiais são atribuídos uma classe de desempenho de acordo com o seu coeficiente de absorção acústica, desde a classe A (melhor desempenho) até à classe E (desempenho mais baixo).
Os painéis Tonga® ou Acoustished® da Eurocoustic apresentam a classificação de maior desempenho (classe A), o que significa que melhoram significativamente, o conforto acústico de qualquer espaço, no qual sejam instalados..

ATENUAÇÃO LATERAL

A atenuação lateral é o isolamento acústico entre dois espaços adjacentes. Um teto falso modular pode ser utilizado para a obtenção deste tipo de isolamento acústico.

O desempenho da atenuação lateral de um teto é expressa por um índice único:
Dn,f,w, que é medido em laboratório e expressa-se em dB.

Quanto maior for o Dn,f,w de um teto, maior é o isolamento acústico entre os dois espaços, o que equivale a um maior conforto e privacidade

As seguintes condições devem ser satisfeitas para que uma atenuação lateral efetiva:

  • As interfaces entre a divisória e o piso/teto devem ser herméticas, adicionando uma barreira acústica Acoustipan® no plenum. O uso da barreira acústica Acoustipan® no plenum diretamente sobre as partições, pode reduzir consideravelmente as transmissões laterais através do teto: para um teto composto por painéis Tonga® de 40 mm, Dn,c,w (C; Ctr) = 28 (-2;-6) dB, e para um teto composto por painéis Tonga® de 40 mm com Acoustipan: Dn,c,w (C; Ctr) = 39 (-2; -7) dB.
  • Não existam acessórios no teto que possam degradar o seu desempenho, como por exemplo, luminárias ou saídas de ar condicionado.
     

REAÇÃO E RESISTÊNCIA AO FOGO

REAÇÃO AO FOGO

A reação ao fogo de um produto classifica a sua contribuição para um incêndio. A classificação é dividida em três partes:

  1. Desenvolvimento do fogo: define se o material contribui ou não para a propagação do fogo através da sua combustibilidade (A = não combustível e F = altamente combustível)
     
  2. Produção de fumo (s): define se o produto gera ou não fumo (s1 = sem fumo e s3 = produção de fumo pesado)
     
  3. Produção de gotículas (d): d0 significa que não existe gotículas durante um incêndio, enquanto d2 significa a produção de uma grande quantidade de gotículas.

A tabela seguinte especifica as diferentes Euroclasses de reação ao fogo, desde a classe A até à classe F:
 

 

Os tetos Eurocoustic oferecem o mais alto desempenho de reação ao fogo: A1 ou A2, dependendo do seu revestimento.

 

ISOLAMENTO TÉRMICO

CONDUTIVIDADE TÉRMICA

A condutividade térmica (λ) descreve a capacidade de um material para conduzir o calor.
Quanto mais próximo este valor esteja do 0, melhor será o desempenho de isolamento do material. É medido em W / (m.K).
A tabela seguinte compara a condutividade térmica da lã de rocha utilizada nos nossos tetos falsos comparativamente a outros materiais presentes em outras soluções de teto disponíveis no mercado:

Os valores de resistência térmica apresentados são orientativos
Tetos Eurocoustic  0,035 W/m.K
Fibra mineral (Wet felt) 0,050 - 0,060 W/m.K
Poliestireno expandido 0,045 W/m.K
Gesso 0,22 - 0,52 W/m.K
Betão 1,3 - 2,2 W/m.K

 

RESISTÊNCIA TÉRMICA

A resistência térmica (R) descreve a capacidade de um material para resistir ao fluxo de calor. Quanto maior o valor de R, maiores serão as propriedades de isolamento do material.
É medido em m².K / W. É calculado utilizando a condutividade térmica (λ) e a espessura (t) do material: R = t / λ
Comparamos a resistência térmica dos painéis Tonga® com outras soluções de teto existentes no mercado:

Os valores de resistência térmica apresentados são orientativos
Tonga® A22 (t = 22 mm) 0,60 m².K/W
Tonga® Therm A80 (t = 80 mm) 2,20 m².K/W
Plaster (t = 13 mm) 0,04 m².K/W
Wet felt (t = 17 mm) 0,25 m².K/W

 

CERTIFICAÇÃO DOS NOSSOS TETOS SUSPENSOS

Os paineis Acoustished®, Acoustished® CV e Tonga® Therm estão certificadas pela ACERMI (Organização Francesa de Certificação de Materiais de Isolamento).

A certificação garante o desempenho térmico dos nossos produtos e fornece informações fidedignas e verificadas. Para além disso, cumpre com os requisitos atuais de regulamentação térmica francesa (RT 2012), garantindo assim, que os nossos clientes tenham direito a deduções fiscais sobre os seus gastos com isolamento térmico.

Para obter mais informações, consulte as fichas técnicas dos nossos produtos. Os certificados ACERMI encontram-se disponíveis em www.acermi.com/isolants-certifies/.

 

LUMINOSIDADE

A luminosidade de um local também é importante para o conforto dos seus ocupantes. Quanto maior luminosidade e brilho tiver o espaço, mais confortável será para os seus ocupantes.
Os tetos Eurocoustic, gamas Tonga® e Acoustished®, possuem um excelente desempenho ao nível da luminosidade:

  • Reflexão da luz: quanto maior for a %, mais o produto refletirá a luz, sem absorvê-la. Os tetos Tonga® Branco e Acoustished® oferecem uma excelente reflexão luminosa (> 87%).
  • Difusão de luz: quanto maior for a %, mais o produto difunde a luz no espaço. Os tetos Tonga® Branco e Acoustished® difundem 100% da luz, o melhor desempenho possível.
  • Brilho: quanto menor for a %, mais mate será o acabamento do produto, melhorando assim a difusão da luz refletida e evita o efeito de "reflexão", que é prejudicial para o conforto visual. Os tetos Tonga® e Acoustished® possuem um acabamento mate (nível de brilho de 0,75% com um ângulo de 85° de acordo com a norma ISO 2813), combinados com perfis Quick-Lock® de cor preto ultramat, melhoram o conforto visual dos ocupantes do local.
     

RESISTENCIA À HUMIDADE

A resistência à humidade refere-se à capacidade que um painel de teto possui para manter a sua estabilidade estrutural e propriedades em locais sujeitos a altos níveis de humidade.

Todos os tetos da gama Eurocoustic oferecem uma excelente resistência à humidade sem flexão, independentemente do nível de humidade.

Os painéis de teto de grandes dimensões, como o Acoustished® e o Acoustished® CV foram concebidos para instalação em grandes salas e espaços (por exemplo, áreas industriais, armazéns, etc.), também foram testados e aprovados pela sua resistência mecânica. Este desempenho significa que os painéis podem ser complementados, com soluções adicionais de isolamento, por exemplo, com painéis Eurolene®.

A nossa gama de perfis Quick-Lock® Corro Plus e acessórios permite a instalação de tetos em áreas com altos níveis de humidade e inclusivamente em ambientes corrosivos.

 

RESISTÊNCIA AO FLUXO DE AR E AO VAPOR DE ÁGUA

Em instalações industriais e grandes armazéns, os tetos são por vezes instalados sob “telhados frios”, o que significa que estão sujeitos ao fluxo de ar e ao vapor de água.

Com este tipo de telhados, pode existir uma circulação de ar e de vapor de água criada pela diferença de temperaturas entre o plenum e o local. Qualquer tipo de poeiras e pequenas partículas de ar que passam pelos painéis do teto, podem ser acumuladas e deixar marcas no lado visível dos painéis (efeito de filtro). O vapor de água por vezes pode condensar a parte de trás dos painéis, ao entrar em contacto com o ar frio presente no plenum (condensação).

A solução implica o uso de uma barreira de vapor de modo a bloquear o fluxo de ar e o vapor de água.
A gama de tetos Acoustished CV da Eurocoustic possui uma folha de alumínio, para evitar o fluxo de ar e o vapor de água.

 

ESTÉTICA

Os tetos têm um impacto direto no conforto visual de um espaço pelo que a sua aparência estética é muito importante.

Os painéis de teto Eurocoustic estão disponíveis com diferentes telas decorativas, nomeadamente, de cor branco, preto, cinza, entre outras cores, assim como, o acabamento pintado Boreal® e as telas técnicas com outros tipos de acabamentos (quadriculado de vidro reforçado para o sistema Acoustichoc®). A gama Eurocolors oferece um toque elegante à gama Tonga® com uma vasta variedade de cores e acabamentos.

Os painéis também estão disponíveis com vários tipos de cantos, cantos A (retos) e cantos E (biselados), para que os utilizadores possam personalizar e adaptar a aparência do seu teto.

A nossa gama de perfis Quick-Lock® são essenciais para uma correta instalação de tetos falsos modulares, e proporcionam inúmeras possibilidades estéticas:

  • Diferentes larguras do perfil: 15, 24 ou 35 mm.
  • Diferentes cores standard: branco, preto, preto ultra mate, cinzento, etc.
  • Um novo serviço de cores Quick-Lock® para combinar perfeitamente os painéis Eurocolors com os perfis, criando deste modo tetos com acabamentos mais harmoniosos.

Devido a esta ampla variedade de possibilidades, os utilizadores podem personalizar e adaptar o teto às suas necessidades e aos seus desejos específicos.

 

LIMPEZA

Em determinados tipos de espaço, os tectos suspensos são limpos com frequência, utilizando diferentes métodos de limpeza em função dos vários tipos de tarefas.

Os tectos da gama Eurocoustic não retêm poeiras, o que facilita a sua limpeza e prolonga o seu tempo de vida útil. Estes podem ser limpos com uma escova macia ou com um aspirador.
A gama Tonga® Ultra Clean também pode ser limpa com uma esponja húmida (com ou sem detergente), vapor seco / húmido + pano seco. Como tal, é adequado para espaços com requisitos exigentes, onde se incluem, as cozinhas, refeitórios e laboratórios. A gama Tonga® Ultra Clean HP também é compatível com limpeza a alta pressão.

Finalmente, os tetos da gama Clini'Safe® são resistentes aos desinfetantes mais comuns em hospitais (à base em peróxido de hidrogénio, dióxido de cloro e glutaraldeído).

 

DESEMPENHO SANITÁRIO

Em salas com requisitos de higiene exigentes (limpeza frequente) ou sujeitas a normas sanitárias específicas, os tetos falsos devem atender a rigorosos critérios de saúde.

A gama Tonga® Ultra Clean evita o crescimento de fungos (Grau 0 de acordo com a ISO 846) e mantém as partículas suspensas no ar sob controlo (classificação ISO 4 de acordo com a ISO 14644-1).

A gama Clini'Safe® cumpre com os critérios relacionados com o controlo de contaminação aérea (norma de saúde francesa NF S90-351:2013), o que significa que pode ser utilizada em qualquer área do sector da saúde.

 

Para ir mais longe

 
 
 
 

NOVO!

Invente os seus próprios tetos com as nossas novas cores

Gama de 40 cores

6 novas opções gráficas

Serviço de cores personalizadas

Imprima o seu próprio desenho

DESCOBRIR